• Adriana de Paula

Vestida de força-21 Dias de Oração e Encorajamento - 17º DIA -






Tema: Força para Perdoar

Por Keila Rodrigues

Leitura Bíblica: “Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.” Mt 5:23-24 Querida irmã, você conhece aquele ditado: “Falar é fácil, fazer é difícil? Creio que sim, você já deve ter usado em sua vida ou ouvido falar. Essa expressão nos lembram que falar sobre algo ou ensinar alguém a fazer é bem mais fácil do que realizar o que foi dito, prescrito.

Um desses casos é o famoso pedido ou aceite do Perdão. Talvez daí tenha surgido a expressão: “Perdoar não é fácil!” E não é mesmo.


Se perdoar ou pedir perdão fossem atitudes normais e inerentes ao ser humano, como comer, dormir, descansar, certamente a Bíblia não mencionaria tantas vezes sobre esse assunto, além de nos dar vários exemplos de pessoas que foram perdoadas e pediram perdão. Jesus observou aos seus discípulos que perdoar era tão importante quanto oferecer sacrifícios a Deus, ou ainda, era melhor estar em paz com os irmãos, as pessoas, os familiares do que ser um religioso dedicado. "Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus." Mt 5:23-24.

O interessante nessa passagem é observar que Jesus orienta que se você souber que alguém tem algo contra você, se lembrar disso, pois o Espírito Santo nos faz lembrar tanto acontecimentos bons, de elogios, agradecimentos, quanto ruins, ofensivos, desgastantes, mas é para que tenhamos coerência entre a prática religiosa e a vida diária, nossas relações com o próximo precisam estar ajustadas, harmoniosas, do mesmo modo que com Deus. Geralmente quando praticamos algo que sabemos que desagrada a Deus, logo que somos lembrados disso, mais que de pressa, pedimos perdão em oração. Deus nos perdoa e nos sentimos aliviados. Mas, quando fazemos algo a alguém, até mesmo sem querer ou perceber e achamos que “não foi nada de mais”, que a pessoa não deveria encarar de tal maneira e deixamos passar. Jesus observa justamente isso: nos lembramos de que alguém tem algo contra nós, mas não tomamos a atitude de ir até ela para resolver a situação e achamos que Deus também não se importa e vai aceitar nossos “sacrifícios”, mesmo com essas situações não resolvidas. É como se varrêssemos a “sujeira” para baixo do tapete. Está lá, mas só nós sabemos, ninguém perceberá. E nos esquecemos que Deus sabe. Ele sabe tudo e quer nos ajudar a manter nossa “casa” sempre limpa, e isso é para o nosso bem-estar.

Minha amada, como está o tapete da sua sala de estar espiritual? Como você tem lidado com afrontas, perseguições, ingratidão, traições e demais situações que nos magoam profundamente? Tem conseguido eliminar a “poeira” do rancor, da mágoa e do sentimento de ingratidão? Ou tem varrido para debaixo do tapete fazendo de conta que está tudo bem? Tenho boas notícias para você: Deus quer te revestir de forças para que você exercite essa atitude de pedir perdão ou ainda de perdoar alguém que te procurar. Perdão “é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida. É, ainda, um processo mental que busca eliminar ressentimentos, raiva, rancor ou qualquer sentimento negativo sobre determinada pessoa, ou por si próprio.” Há na Bíblia, diversos exemplos de pessoas que tiveram que exercitar essas atitudes. Uma dessas histórias é a de José do Egito que foi vendido por seus irmãos e anos mais tarde os reencontra em situação muito diferente da última vez na qual estiveram juntos- José, um hebreu, filho do patriarca Jacó, vendido como escravo é levado ao Egito e seus irmãos, achando que nunca mais o veriam, voltam para casa livres. Essa história está registrada no livro do Gênesis a partir do capítulo 37. Um momento que nos chama a atenção nessa narrativa é quando José, ao receber seus irmãos que estavam no Egito a procura de alimentos, ele poderia se vingar, ou seja, não negociar com eles, não ajudá-los, “pagar com a mesma moeda”, era a hora para se vingar, mas ele não se deixou vencer pela oportunidade de vingança, trocou a oportunidade de humilhar pela oportunidade de ajudar, estender a mão, passar por cima da afronta. É claro que não foi fácil, ao acompanharmos a história, verificamos que por duas vezes José teve que sair da presença dos irmãos para chorar, pois, a emoção era grande, certamente por lembrar de tudo que passou e só então compreender que Deus transformava maldição em bençãos.


Minha querida, talvez você tenha algo a realizar nesse sentido. Jesus te convida a “deixar a oferta” e ir resolver a situação. Receba Forças de Deus para fazer o que precisa ser feito, seja liberar o perdão para alguém que já te procurou ou irá fazer nos próximos dias, ou ainda, pedir perdão, que não é algo fácil, mas os benefícios são incontáveis. Se tiver que procurar alguém para pedir perdão, receba forças do Senhor para Pedir esse perdão! Perdoe, pois, a "cura" nas diversas áreas da tua vida brotará apressadamente. OREMOS: Pai de amor que nos tem perdoado a todo momento, oro por essas mulheres que precisam tomar uma atitude perdoadora em suas vidas, por aquelas que tem sofrido com mágoas, raiz de amargura, e profunda tristeza por algo que fizeram para ela, talvez ainda quando criança e ela não consegue esquecer, não consegue perdoar. Que o Senhor a ajude a compreender que se elas pedirem a ti, tu estás pronto a fortalece-las e preparará o momento certo para essa reconciliação. Oro por aquelas que não se perdoam, que cometeram algum deslize e são acusadas constantemente pelo inimigo, que neste momento elas recebam do teu perdão e da tua paz, para que elas se sintam perdoadas e consigam também perdoar “quem as tem ofendido”. Em nome de Jesus, amém!

VERDADE PARA HOJE


Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.

Mateus 6:14 Assim também o meu Pai celestial vos fará, a cada um, se de todo o coração não perdoardes cada um a seu irmão.

Mateus 18:35 Mas, quando estiverdes orando, se tiverdes algum ressentimento contra alguma pessoa, perdoai-a, para que, igualmente, vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.

Marcos 11:25-26

RECURSOS RELACIONADOS


Querida, você tem pensado em resolver algumas situações conflituosas em sua vida, causadas por falta de perdão? Não tem encontrado forças para agir como José, passando por cima da afronta? Deseja ter Força para perdoar e liberar perdão? O último livro da Adriana de Paula, Vestida de Força, oferece uma mensagem de renovo e encorajamento para o seu dia a dia. Vestida de Força está disponível em nossa loja Online.

CONECTAR

Leia e conheça mais sobre a Adriana de Paula seguindo o seu instagram e facebook

REFLETIR E RESPONDER


Minha amada, você compreende que todo ser humano passa por momentos nos quais, precisa decidir: perdoar (liberar) ou continuar carregando um peso? Entende que o perdão dos nossos pecados estão condicionados ao perdão que damos aos outros? Faço a você um convite para o exercício do Perdão. Buque forças em Deus, se necessário peça ajuda em oração para que Deus prepare o dia e hora para que a “sujeira” seja retirada debaixo do tapete, e assim você se sentirá leve e feliz com a limpeza na sua alma. Perdoe e peça perdão, pois errar é humano, e perdoar é também atitude de seres humanos inundados da força e do amor de Deus.

MENSAGEM EM ÁUDIO


Ouça e compartilhe o vídeo-áudio da mensagem em:

https://www.youtube.com/watch?v=kHOIu5RDvx8


Home I Loja Online I Livros I Curso I Facebook I Instagram


#mulheresqueedifiicam #adrianadepaula

310 visualizações

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle