• Cristiane Medeiros

Vencendo a Depressão

Atualizado: 8 de Nov de 2019



Muitas coisas podem fazer a pessoa entrar em depressão. Suas causas podem ser orgânicas e emocionais: a morte de alguém que se ama; o término de um relacionamento; cansaço físico, emocional e mental; esperar por algo que não acontece; alto nível de estresse; frustrações;... enfim, as causas podem ser várias.


Mas afinal, o que é depressão?


A pessoa depressiva tem quadro emocional bastante doído e uma luta interior intensa, chora toda hora sem motivo aparente, tem a alma amargurada, uma angústia sempre apertando o peito, e fisicamente pode apresentar taquicardia, sonolência, desânimo e perda do apetite.

Uma das maiores características da depressão talvez seja a tristeza, porém, depressão não é ficar triste, é constantemente permanecer nela. Depressão é uma tristeza que assenta no coração e você tem que mandá-la levantar e ir embora!


Exemplo bíblicos de pessoas que tiveram depressão


Dizer que um cristão e uma pessoa que crê em Deus não pode ser acometida desse mal é antibíblico, pois, há vários casos descritos na Bíblia de pessoas que tiveram depressão: Moisés, Elias, Ana, e outros.



Ana ( Ver 1 Samuel 1:8-10) era uma mulher cujo maior sonho era ter um filho, mas tinha um detalhe, ela era estéril. A esterilidade antigamente era uma desonra para a mulher, sem falar no lado pessoal da questão que tornava Ana uma mulher não realizada, amargurada, invejosa e infeliz. Com isso, a Bíblia mostra que Ana passou por um quadro de depressão: não comia, só chorava e vivia amargurada.


Determinado dia Ana fez algo diferente de ficar chorando e tendo piedade de si, ela se levantou, foi para o altar, se esvaziou e orou a Deus. E nesse dia, Deus se compadeceu dela, concedeu o desejo do seu coração e fez o milagre que ela tanto sonhava e esperava.

Ana só conseguiu sair da depressão depois que ela resolveu se levantar, ou seja, ela quis sair da depressão. Ela se esvaziou, colocou para fora tudo que a incomodava, orou, foi sincera com Deus, tirou suas máscaras e expôs suas feridas, e então, Deus a curou e respondeu sua oração.


"Pare de ficar acariciando suas feridas, mostre-as a Deus e permita que Ele a cure".


O profeta Elias ( Ver 1 Reis 18) foi um homem corajoso e ousado que enfrentava principados e potestades na terra. Suas lutas eram intensas e constantes. Mas Elias, um homem de Deus, também teve seu limite. Depois de uma intensa e perigosa batalha contra mais de 400 inimigos e após ouvir uma palavra de afronta de Jezabel, ele esmorece. Para fugir de seus problemas e frustrações, Elias foi para o deserto e depois para dentro de uma caverna. A Bíblia conta que Elias só dormia, não comia e teve vontade de morrer, características típicas da depressão.


Mas Deus, como sempre faz, foi ao encontro de Elias, e o visitou dentro de sua caverna. Depois de ouvir Elias, o Senhor o convidou a sair para fora. Elias obedeceu e saiu, e ali mesmo, fora da caverna, Deus conversou com ele, o curou, renovou suas forças e resolveu seu problema.


“Entrar em depressão é como entrar em uma caverna escura e vazia. Mas, quem entra em um lugar, uma hora tem que sair, e a decisão de sair tem que ser sua".


Deus não conversou com Elias enquanto ele não saiu da caverna, porque Deus só vai conversar, revelar algo e te curar quando você sair da caverna.


Não fique dando espaço à depressão, à solidão e à tristeza. Você já sofreu demais nessa vida para deixar um sentimento tão ruim continuar te dominando. Deus não menospreza sua dor, ao contrário, Ele se importa com você e quer vê-la curada, realizada e feliz.


Como sair da depressão?


Assim que você detectar sinais da depressão em você, procure logo ajuda seguindo esses três primeiros passos:


*Clame a Deus- O Senhor nosso Deus é o médico dos médicos. Ele é nossa fonte de cura e equilíbrio e restaura todas as coisas. Você precisa clamar e buscar por Ele.


*Peça ajuda- Você precisa ter alguém que ore por você e também a ouça. Um abraço ou a oportunidade de desabafar são uma simples terapia que pode ajudar muito. E se ainda precisar, procure logo um médico.


*Faça algo diferente- Faça um curso de alguma coisa que você gosta, entre para um ministério da igreja, caminhe ou pratique qualquer atividade física, ou seja, movimente-se!

E o mais importante de tudo: você precisa querer sair da depressão.

Se você quiser, pedir ajuda e clamar a Deus, por certo que Ele a ajudará. E assim como Ele realizou o sonho de Ana, resolveu o problema de Elias, fará o mesmo por você.


Vamos lá! Não entregue os pontos, há uma esperança e saída para você!

Cristiane Medeiros

0 visualização

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle