• Adriana de Paula

Provérbios 25




Provérbios 25


O capítulo 25 de Provérbios nos mostra a importância da comunicação, como devemos falar, escutar (prestar atenção, levar em consideração), como devemos nos comportar diante de situações comuns da vida, e como agir para resolver nossos conflitos interpessoais.


✝️ É a Glória do Senhor encobrir as coisas, mas a honra dos reis é vasculhar um assunto. (v 1)


Provérbios 1 começa mostrando que nem tudo precisa ser mencionado. Em l Pe 4:8 vemos que o amor encobre uma multidão de pecados, e em provérbios 28:13 : "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que confessa e as deixa alcançará misericórdia". Sendo assim, o que Deus encobre por sua misericórdia, que fique encoberto. Não devemos trazer a tona aquilo que Deus já encobriu por seu amor.


HUMILDADE


✝️ "... e não fiques no lugar de grandes homens. " (v 6b)


Devemos sempre evitar a exaltação própria. Assim como devemos nos humilhar aos olhos do Senhor (Tiago 4:10), devemos também nos humilhar perante os outros.



PRECIPITAÇÃO


✝️ "Não saias apressadamente para lutar..." (v 8a)


Em provérbios 11: 14b diz : " Na multidão de conselhos há segurança. "

Portanto, não podemos enfrentar nossas batalhas sem um planejamento, sem conselhos e sobretudo sem a armadura de Deus. ( Ler Efésios 6:10)


DISCRIÇÃO


✝️ "Discute a tua causa com o teu vizinho e não reveles o segredo a outro." (v 9)


A mulher sábia é discreta ao resolver seus assuntos. Não sai por aí difamando quem a mal tratou ou lhe causou dano, antes chama no particular e resolve a questão. Aquilo que foi resolvido com discrição não traz vergonha a nenhuma das partes envolvidas.


COMUNICAÇÃO


✝️ "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.

Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento. Como o frio da neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam; porque refresca a alma dos seus senhores." (v 11-13)


Nos versos 11,12 e 13 vemos um exemplo de boa comunicação: A palavra apropriada, dita no tempo certo para o ouvinte certo (coração obediente) e com fidelidade à quem enviou a mensagem, trazendo benefícios para todos. Que nós possamos entender que sendo mensageiras ou ouvintes, a palavra deve ser sábia, dita no tempo certo e o coração obediente, cumprindo assim o crescimento para nossas vidas.


CONFIANÇA


✝️ "Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo. Como dente quebrado, e pé desconjuntado, é a confiança no desleal, no tempo da angústia."


Nos versos 18 e 19 falam do quanto é prejudicial o falso testemunho contra alguém e a confiança no homem desleal em tempo de dificuldade (É como dente quebrado e pé desconjuntado). Em tempos de tantas mensagens fakes news, por mais que pareça verdadeira uma mensagem, não devemos transmitir sem ter certeza de sua veracidade. Não basta parecer, ela precisa ser. Afinal seguimos aquele que é: O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.


Marlúcia Freitas


#MEL- MULHERES QUE EDIFICAM LARES

VERDADE PARA HOJE


No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.


Efésios 6:10


REFLITA E RESPONDA


Provérbios 25 trouxe-nos várias instruções preciosas. Qual delas mais falou ao seu coração? Porquê?

RECURSOS RELACIONADOS


Deseja se tronar uma mulher mais sábia e edificar a sua família com sabedoria? O livro Mulheres que Edificam é um chamado de Deus para edificarmos os nossos relacionamentos com sabedoria. O livro Mulheres que Edificam está disponível em nossa loja On-line.


CONECTAR

Leia e conheça mais sobre a Adriana de Paula seguindo o seu instagram e facebook

GRUPO DE ESTUDO MULHERES QUE EDIFICAM


Dia 15 de outubro, iremos dar início ao Grupo de Estudo Mulheres que Edificam. Será uma jornada em busca de sabedoria, conhecimento e inteligência Emocional!


Junte-se a nós nesta jornada! A entrada no grupo é gratuita, mas para participar você precisa adquirir o livro Mulheres que Edificam, pois, você vai precisar fazer a leitura do livro e as atividades propostas no final de cada capitulo! CLIK AQUI para adquirir o seu livro e garantir sua vaga!


Home I Loja Online I Livros I Curso I Facebook I Instagram


#mulheresqueedifiicam #adrianadepaula

26 visualizações

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle