• Adriana de Paula

Provérbios 12





Quem nunca conheceu ou ouviu falar de irmãos que embora criados pelos mesmos pais se comportavam de modo oposto.


A Bíblia nos mostra o exemplo de Jacó e Esaú, enquanto um gostava de trabalhos domésticos o outro gostava de caçar. E assim, um agradava mais à mãe e outro o pai. Um, era mais obediente e casou-se com uma mulher de “sua parentela” como os pais haviam orientado, já o outro, Esaú, casou-se com mulheres que trouxeram muita amargura para os pais. Que contraste!


Neste capítulo Salomão, por meio de contraste, segue apresentando as atitudes que “alcançam o favor do Senhor” e as que Deus reprova.


Logo no primeiro versículo já demonstra a atitude de humildade dos que desejam fazer o que é correto diante de Deus e assim viver melhor entre as pessoas


✝️ Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido. (V 1 - NTLH)


Trazendo para o contexto feminino, a mulher que quer aprender, aceita que as pessoas lhe digam o que está errado para que ela corrija a sua atitude, tem humildade para entender que não sabe tudo e precisa do outro para lhe ensinar. O que futuramente poderá também ajudar outras mulheres.


Mas, por outro lado a tola, a que acha saber tudo, não aceita opinião de ninguém e segue sua vida de acordo com que acredita ser o correto, essa não “ama o conhecimento” e por isso sua vida não prospera.


Querida, se você está lendo esta reflexão, certamente, é uma mulher que deseja adquirir mais conhecimento para viver e conviver melhor com todos ao seu redor. Tem sede de Deus e das suas verdades. Então siga na busca pela sabedoria.


Dentre as várias orientações oferecidas neste Provérbios quero destacar o verso 4:


✝️ “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.”


Que exemplo de valorização da mulher! Nestes tempos de tanta buscar por direitos da mulher, temos na Palavra de Deus o reconhecimento da mulher sábia, que usa sua vida para edificar outras, essa mulher ficará em destaque, pois lugar de coroa é na cabeça. Ou seja, quem olhar para aquele homem verá primeiro quem ele estima e traz honra para a sua vida: a mulher de virtudes, a mulher sábia.


Em contraste, Salomão diz que a mulher que envergonha seu marido, seus filhos, sua família é como ossos podres! Que expressão forte, mas que ilustra bem como a falta de sabedoria destrói tudo.


Ossos fala de estrutura, se os ossos estiverem enfraquecidos, o corpo não fica de pé!


Que Deus nos ajude a sermos doadoras de vida, sábias e virtuosas, que busca a justiça, por que certamente seremos honradas! Pois, como finaliza esse provérbios, verso 28:


✝️ “Na vereda da justiça está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte”. Não haverá morte, destruição, mas vida e restauração!!


No amor de Cristo,

Keila S.S.Rodrigues


#MEL- MULHERES QUE EDIFICAM LARES

VERDADE PARA HOJE


O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.

O homem prudente não alardeia o seu conhecimento, mas o coração dos tolos derrama insensatez.

As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.

O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.

O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se.

O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens.

No caminho da justiça está a vida; essa é a vereda que preserva da morte.

Provérbios 12:22-28 I ACF

REFLITA E RESPONDA

Querida, se você está lendo esta reflexão, certamente, é uma mulher que deseja adquirir mais conhecimento para viver e conviver melhor com todos ao seu redor. Tem sede de Deus e das suas verdades. O que você tem feito para adquirir mais conhecimento de Deus e da sua Palavra?

RECURSOS RELACIONADOS


Deseja se tronar uma mulher mais sábia e edificar a sua família com sabedoria? O livro Mulheres que Edificam é um chamado de Deus para edificarmos os nossos relacionamentos com sabedoria. O livro Mulheres que Edificam está disponível em nossa loja On-line.


CONECTAR

Leia e conheça mais sobre a Adriana de Paula seguindo o seu instagram e facebook

GRUPO DE ESTUDO MULHERES QUE EDIFICAM


Dia 15 de outubro, iremos dar início ao Grupo de Estudo Mulheres que Edificam. Será uma jornada em busca de sabedoria, conhecimento e inteligência Emocional!


Junte-se a nós nesta jornada! A entrada no grupo é gratuita, mas para participar você precisa adquirir o livro Mulheres que Edificam, pois, você vai precisar fazer a leitura do livro e as atividades propostas no final de cada capitulo! CLIK AQUI para adquirir o seu livro e garantir sua vaga!


Home I Loja Online I Livros I Curso I Facebook I Instagram


#mulheresqueedifiicam #adrianadepaula

3 visualizações

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle