• Adriana de Paula

Provérbios 1




Olá, Mulheres que Edificam! 😍


Pronta para começar a leitura do livro de Provérbios? Então vamos lá!


Antes, porém quero te dar algumas dicas para uma boa leitura:


1 - Separe um tempo para fazer a leitura, de preferência no mesmo horário todos os dias (para criar hábito), que pode ser no horário do seu devocional pela manhã. Eu particularmente amo fazer meu devocional pela manhã. A minha mente está limpa e descansada, pronto para receber a porção do Abba Pai!


2- Grife os versículos que o Espírito Santo ministrar ao seu coração, para depois você voltar a eles, fazer uma leitura mais profunda e detalhada e fazer as anotações que o Espírito Santo te revelar.


Provérbios 1

Comecei a leitura, grifando e fazendo as anotações dos primeiros versículos. Provérbios 1: 1-6, começa com a apresentação do autor: Salomão. E também com o objetivo pelo qual foi escrito:


✝️ Para conhecer a sabedoria e a instrução. (v2)


✝️ Para se entender a palavra da prudência. (v2)


✝️ Para receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade.(v3)


✝️ Para dar ao simples a prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso.(v4)


✝️ Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria e o instruído adquirir sábios conselhos.(v5)


✝️ Para entender Provérbios e sua interpretação e como também as palavras dos sábios.(v6)



Depois da devida apresentação, Salomão começa com um dos versículos mais conhecido de Provérbios: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1.7)


A verdadeira sabedoria está alinhada e entrelaçada ao temor do Senhor!

Quem não teme a Deus pode até ser inteligente, ter um QI elevado, ser experts em vários assuntos, mas não pode ser sábio na perspectiva divina. Pode até ser sábio aos olhos humanos, mas não pode ser sábio segundo Deus.


Continuando, dos versículos 10 ao 19 Salomão orienta a se afastar dos pecadores (ímpios).

E, para encerrar o capítulo, a própria sabedoria faz um convite aos tolos e néscios:


"A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz." (Pv 1:20)


Ela clama aos néscios o arrependimento dizendo: Convertei-vos pela minha repreensão! E faz uma promessa condicional: "Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras." (Pv 1:23)


Deus quer derramar o Espírito da Sabedoria. Mas infelizmente muitos têm recusado o convite da sabedoria. Rejeitam o seu conselho e não aceita a repreensão. Não tem um coração ensinável. O seu coração é ensinável? Você consegue absorver os conselhos e a instrução? Ou você diz: Quem manda na minha vida, sou eu! Eu nasci assim, eu vou morrer assim!


Deus que te instruir e ensinar, aceite a repreensão e instrução do Senhor! Não endureça o seu coração, não seja resiste à voz da sabedoria. Peça para Deus um coração humilde e ensinável!


No amor de Cristo,

Adriana de Paula

#MEL- MULHERES QUE EDIFICAM LARES


VERDADE PARA HOJE


A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:

Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?

Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

Pv 1:20-23 I ACF


REFLITA E RESPONDA


O seu coração é ensinável? Você consegue absorver os conselhos e a instrução? Ou você diz: Quem manda na minha vida, sou eu! Eu nasci assim, eu vou morrer assim!? Como fazer para ter um coração ensinável? Deus que te instruir e ensinar, aceite a repreensão e instrução do Senhor! Não endureça o seu coração, não seja resiste à voz da sabedoria. Peça para Deus um coração humilde e ensinável!

RECURSOS RELACIONADOS


Deseja se tronar uma mulher mais sábia e edificar a sua família com sabedoria? O livro Mulheres que Edificam é um chamado de Deus para edificarmos os nossos relacionamentos com sabedoria. O livro Mulheres que Edificam está disponível em nossa loja On-line.


CONECTAR

Leia e conheça mais sobre a Adriana de Paula seguindo o seu instagram e facebook


Home I Loja Online I Livros I Curso I Facebook I Instagram


#mulheresqueedifiicam #adrianadepaula

23 visualizações

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle