• Adriana de Paula

Minimalismo: Um Chamado à Simplicidade

Atualizado: 27 de Set de 2019

Por Juliana Gomes





Nossa sociedade atual é e está se tornando cada vez mais consumista, pois somos bombardeados a todo instante com catálogos de compras, propagandas em revistas, televisão, redes sociais, aplicativos, etc. Tudo ao nosso redor nos incentiva ao consumo desenfreado, pois a ideia que recebemos é que precisamos ter cada vez mais para sermos mais felizes.


Principalmente nós mulheres, somos conduzidas a comprar sempre uma roupa nova para acompanharmos as tendências de moda, sapatos, maquiagens e produtos de beleza recomendados por blogueiras, utensílios de cozinha desnecessários, enfeites de casa, roupinhas para pets, e a lista é quase infinita.


O consumismo é o ato de consumir serviços ou produtos, geralmente supérfluos, para preencher o nosso vazio de aceitação, prazer e até mesmo felicidade. Entretanto, o Senhor Jesus nos diz em sua palavra que : “...a vida de um homem não consiste na abundância dos seus bens”(Lc 12.15).


Jesus sempre nos ensinou a sermos simples, Ele mesmo nos deixou este exemplo: “ Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes se esvaziou a si mesmo,

assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” Fp 2.5-7.


Mesmo sendo Deus, Jesus não ostentou sua posição, esbanjando as melhores roupas, comidas, ou frequentando lugares chiques da sua época, Ele andava com os pequeninos, na simplicidade, valorizando o que realmente importa: as pessoas e não as coisas!


Nós, mulheres cristãs devemos seguir o exemplo de Cristo e nos despir da vaidade, arrogância e da ganância e nos vestir de uma vida simples e abundante.


Atualmente tem surgido um movimento muito interessante em resposta ao consumismo, este

movimento se chama minimalismo, que vai na contra mão do consumismo e consiste em consumir apenas o que de fato é necessário e nada além disso. O minimalismo não é apologia à pobreza, também não significa se privar de fazer ou comprar coisas que você goste, mas consiste em abandonar este estilo de vida que se leva em função do consumismo, pois quanto mais se quer consumir, mais tempo gasto trabalhando será necessário e menos tempo restará para aplicar em atividades intelectuais, momentos ociosos necessários para a sanidade mental, momentos agradáveis com a família e principalmente menos tempo com Deus.


Viver o minimalismo é ter consciência daquilo que realmente é necessário, por exemplo: ao invés de se ter infinitas bolsas, uma para cada roupa diferente do guarda-roupas, você pode ter apenas uma ou duas bolsas de qualidade, que sejam de cores neutras que possam harmonizar com várias peças de roupas diferentes. O mesmo também funciona com sapatos, opte por cores neutras, como preto ou nude por exemplo, e assim não será necessário se ter 20 ou 30 pares de sapatos. Antes que você atire a pedra em mim por sugerir diminuir a quantidade de pares de sapato, eu também amo sapatos! Mas escolhi viver uma vida mais simples.


Use sua criatividade e faça uma reflexão hoje do que você pode abandonar e do que está consumindo o seu tempo e energia. Consuma apenas o que for essencial, e não se importe em mostrar aos outros os bens que você possui, preocupe-se em refletir o brilho de Cristo e a

produzir os seus frutos.


“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão

acrescentadas.” Mt 6.33.


Que a paz de Cristo esteja sempre com você,


Juliana Gomes


184 visualizações

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle