• Adriana de Paula

Minimalismo: Por Onde Começar?

Por Juliana Gomes



O minimalismo é um estilo de vida que visa consumir o que de fato é importante e se livrar dos excessos, porque quanto mais bens materiais desejamos, mais tempo investimos no nosso trabalho, centrando esforços para ganhar sempre mais e menos tempo nos resta para aplicarmos no que realmente é importante, como Deus, nossa família e até mesmo, nós mesmas. Então ter menos, é ter mais!


Para iniciarmos este processo de mudança em rumo a uma vida mais simples e mais abundante, precisamos nos questionar sobre o por quê consumimos tanto, no quê estamos dedicando nosso tempo e energia, e o quê é mais importante para nós? Porque não compramos coisas com nosso dinheiro, compramos coisas com o tempo de nossa vida. Todas nós já ouvimos por vezes a frase: "dinheiro não compra felicidade". De fato, ele não a compra, mas nosso mundo capitalista exige que tenhamos o mínimo necessário para sobrevivermos e sermos até mesmo saudáveis, então faça uma lista do que você precisa para viver bem e tenha o suficiente de tudo que é de fato importante, sem excessos!


Então, por onde devo começar?


Gratidão e Contentamento 


Comece este processo incrível sendo grata por tudo que você possui, agradeça a Deus por todas as conquistas e por todas as experiências que Ele te proporcionou. Aprenda a se contentar e ser grata por tudo que você tem, a insatisfação não vem de Deus. 


"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei." Hb 13:5


O Senhor promete não nos desamparar diante das nossas necessidades, se contentar e ter gratidão é uma dádiva que reflete a nossa confiança em Deus. 


Pratique o Desapego. 


É muito comum acumularmos algumas tralhas em casa, sempre pensamos que em algum determinado momento de nossa vida iremos precisar daquele objeto sem sentido, como por exemplo: tampas de potes perdidos, ou potes com as tampas perdidas, aquele pente quase banguela de tanto faltar dentes, aquela roupa apertada que guardamos acreditando que um dia ainda caberemos nela e assim por diante. Mas lembre-se: NOSSA CASA NÃO É UM DEPÓSITO !


Faça uma análise em cada cômodo da casa e em cada armário e guarda-roupas das coisas que você não usa com tanta frequência e pratique o desapego. Se livre de tralhas muito antigas sem utilidade. Aproveite para avaliar o que está em bom estado e faça uma boa ação doando roupas, livros, utensílios domésticos e etc. Fique apenas com o que for prático e útil para o seu dia-a-dia. 


Comece aos poucos


É muito difícil praticar o desapego com alguns objetos que tenham um valor sentimental envolvido, então comece aos poucos, respeitando o seu ritmo, o importante é não desistir do processo.


"Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes." 1Tm 6:7-8


Use sua criatividade


É muito comum comprarmos roupas para um determinado evento e quando ele acaba esquecemos no canto do armário aquela roupa maravilhosa que só nos serviu para uma única ocasião, ou na cozinha, por exemplo, compramos diversos cortadores, um para cada legume diferente e com o passar do tempo acabamos usando sempre a mesma faca querida por ser mais prático. Evite comprar itens com apenas uma única utilidade específica e troque por coisas versáteis e multifuncionais, isso serve tanto para utensílios de cozinha quanto para roupas e sapatos também. Use sua criatividade e você verá que não precisa de tantas coisas assim.


Aplique o minimalismo em todas as esferas da vida


O minimalismo pode ser praticado em todas as esferas da nossa vida e não somente em relação a coisas materiais. Aprenda a filtrar sentimentos, opiniões relevantes e amizades que sejam de fato construtivas. 


Viver na simplicidade é se livrar de um fardo pesado que o consumismo nos impõe, é deixar para trás a avareza e o amor ao dinheiro. É viver o verdadeiro evangelho.


Que a paz de Cristo esteja sempre com você,


Juliana Gomes

0 visualização

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle