• Adriana de Paula

Devocional 21 Dias de Oração e Encorajamento - 18º DIA - Vestida de Bondade






Tema: Vestida de Bondade

Por Keila Rodrigues

Leitura Bíblica: “Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” (Pv 31.12)

“Estou cansada de ajudar. Estou cansada de fazer o bem!” não faz muito tempo eu me peguei pensando exatamente isso: "não farei mais o bem, pois é muito cansativo, desgastante e, às vezes, muito sacrificante. Há pessoas que ajudamos, estendemos a mão e ela além de não agradecer, de não reconhecer, ainda acha que é uma obrigação!". Confesso, eu estava muito decepcionada e cansada. E mais uma vez pensei: "pronto, cansei!". Sabe quando você está segurando algo pesado nos braços e que a princípio parecia leve, mas com o passar do tempo vai se tornando pesado, ao ponto de não suportar por isso desiste de carregar, ou tem que parar para recobrar as forças para prosseguir? A sensação era justamente essa: não suporto mais!

Mas entre os meus pensamentos o Espírito Santo me fez lembrar de uma passagem que se encontra em Gálatas, cap. 6:9-10 que diz o seguinte: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” Foi aí então que o Espírito Santo começou a ministrar em meu coração que todos nós ao fazer o bem em algum momento se cansaria, pois, isso é natural do ser humano, se cansar. Mesmo que seja algo bom, em algum momento você cansa e, às vezes, quer desistir por completo. Mas essa palavra veio me fazer entender que além de ser natural se cansar em fazer o bem, e provavelmente, Paulo já por experiência, alertava aos Galátas que eles se cansariam, mas que não deveriam desanimar, e mostra o motivo: se não desistissem, se esperassem, se necessário fizessem uma pausa para depois continuar, eles colheriam os frutos.


Minha querida irmã, você já se sentiu assim, cansada de fazer o bem, ajudar, se entregar em um projeto e não ver os resultados esperados e até pensa que Deus não está vendo e que o trabalho, o esforço tem sido em vão?

Pois, agora, anime-se, receba força para continuar a fazer o bem, pois há recompensa, mas se não desistir, ou seja, você precisa permanecer até que brote os frutos. Falando em Frutos, a prática da Bondade é uma das características do Fruto do Espírito, que se encontra explicito no livro dos Galátas, cap.5: 22-23 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Muitas vezes a palavra bondade é dada como sinônimo da palavra benignidade, mas há uma diferença entre elas. Enquanto a benignidade pode ser entendida como um “amor refinado”, uma característica do nosso caráter, a Bondade seria a manifestação exterior desse caráter interior. Em outras palavras, o ser benigno não faz mal, não há isso em sua essencial. Deus é benigno! Não há nada de malignidade nele. Já a bondade é a benignidade em prática, em ação. Nem todas as pessoas que praticam o bem são benignas, dependendo da intenção, aquele ato de bondade pode estar por trás de interesses, mas toda pessoa benigna faz o bem. Deus não te chama apenas para ser bondosa, mas Deus te chama para ser benigna.

Em Provérbios 31.12 é ressaltado que a Mulher Virtuosa faz o bem ao seu marido todos os dias, é isso mesmo, todos os dias. E como ela consegue? Muito provavelmente ela, por si só, pela sua natureza humana caída não conseguiria, mas quando se submete a vontade de Deus e se exercita em fazer a vontade dele, ela consegue praticar atos de bondade todos os dias, para o seu marido e não faz mal a ele, e sabe qual é a recompensa? Está nos versículos 28 e 29 desse mesmo capítulo de Provérbios: "levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada: como também seu marido, que a louva, dizendo: muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior!".

Olha que fruto glorioso, o elogio, o reconhecimento dos filhos e do marido. Quantas vezes desejamos ter nossos esforços reconhecidos, mas como não vemos o resultado logo, nos cansamos e saímos da posição que Deus trará honra. Minha amada, em nome de Jesus, não se canse de realizar boas obras, principalmente para o seu marido, seus filhos, enfim, os que convivem mais próximo de você, deixe a ira e abandone o furor, por que Deus tem para você louvor e honra, as suas obras serão lembradas, reconhecidas, mas você não pode parar de fazer o Bem. Tenha certeza de que a maldade só retrocederá se a bondade avançar, ocupar o espaço, a vida, a família e a igreja.

Lembro-me de um testemunho de uma conhecida que quando estava grávida, teve desejo de tomar um refrigerante e pediu ao marido que fosse buscar, ele, um pouco insensível disse que não iria porque estava cansado. Ela ficou decepcionada e não quis insistir, levantou-se e foi comprar o refrigerante. No caminho o Espírito Santo disse a ela: “você vai comprar um para você e outro para ele”- ela ainda indignada, resistiu a esse comando e tentou tirar isso da cabeça, mas a voz continuava dizendo “compre um para você e um para ele”, ela, como uma mulher cristã quebrantada, disposta a agradar a Deus, comprou às duas garrafas e logo que chegou, entregou uma delas, nas mãos do marido que ficou envergonhado com a atitude da mulher de “pagar o mal com o bem”.

Querida chegará o tempo de colher frutos, não desanimes! Receba fortalecimento de Deus, Receba a veste da bondade, que é uma veste simples e rustica, pois, a bondade que não gosta de ostentar, por isso é esquecida por muitos, mas se efetiva em gestos pequenos, porém com grandes efeitos positivos. OREMOS: Pai de graça e bondade, oro pela vida de cada mulher que está conosco neste devocional. Oro para que elas sentiram tocada em permanecer fazendo o bem ou retornar a essa prática tão necessária nos dias atuais. Oro por suas amadas filhas sejam fortalecidas para praticarem o bem. Oro por essa mulher que não se sente reconhecida e valorizada. Dê a ela graça para continuar fazendo o bem. Em nome de Jesus, amém.


VERDADE PARA HOJE


Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23:6 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Gálatas 5:22 Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. Pois, fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.

Salmos 107:8-9 Oh, quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, e que tu mostraste àqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!

Salmos 31:19

RECURSOS RELACIONADOS


Está cansada de ajudar e fazer o bem? Deus quer te fortalecer para exercer a bondade. O último livro da Adriana de Paula, Vestida de Força, oferece uma mensagem de renovo e encorajamento para o seu dia a dia. Vestida de Força está disponível em nossa loja Online.

CONECTAR

Leia e conheça mais sobre a Adriana de Paula seguindo o seu instagram e facebook

REFLETIR E RESPONDER


Minha amada, como você tem praticado a Bondade? É algo do seu dia a dia ou você precisa se esforçar muito para isso? Tem um coração disposto para ajudar os seus familiares? Que Deus nos ajude a ser como a mulher de Provérbios 31:12 que fazia o bem todos os dias, não uma semana ou um mês e dizer. Ainda que você não se sinta reconhecida e está cansada, não desista. Mas recobre as forças e o ânimo, e prossiga fazendo o bem e nunca pare ou retroceda, pois, certamente um dia colherá os frutos!

MENSAGEM EM ÁUDIO


Ouça e compartilhe o vídeo-áudio da mensagem em:



Home I Loja Online I Livros I Curso I Facebook I Instagram


#mulheresqueedifiicam #adrianadepaula

173 visualizações

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle