• Adriana de Paula

8 rotinas Domésticas que ajudará economizar o seu tempo!




Muitas vezes, o cuidado com a nossa casa pode drenar nossa energia e nosso tempo. Gastamos tempo limpando, organizando e cuidando dela. Pode parecer um ciclo sem fim, especialmente quando você tem uma família ocupada e não tem uma rotina diária e semanal.

Planejamento doméstico é tudo! Somos mais produtivas quando planejamos e temos uma rotina. Acredite, pode se tornar muito mais fácil organizar, limpar e cuidar da sua casa com um pouco de planejamento e rotina.


Na busca de organizar minha casa, fazer faxinas, planejar as rotinas domésticas, descobri algumas maneiras de economizar tempo e energia que quero compartilhar com você, Mulher que Edifica!


Abaixo estão 8 rotinas domésticas simples para economizar seu tempo e manter sua casa limpa e organizada, da maneira mais fácil.


# 1 Lave as louças após usá-las



Adquira o hábito de lavar a louça, copos e talheres logo após as refeições.

Levará apenas alguns minutos em vez de empilhar tudo na pia ao longo do dia para você lavar e guardar à noite. Existem muitas maneiras melhores de passar as noites do que passar lavando uma pilha de pratos e louças! Outra dica de ouro e que ajuda muito a economizar o tempo é ir lavando a louça enquanto prepara as refeições. Eu amo fazer isso! Enquanto preparo as refeições eu já vou lavando o que vai sujando, e depois do almoço ou do jantar, só ficam os pratos para lavar! Além de poupar tempo, a cozinha fica muito mais arrumada sem aquela pilha de louças sobre a pia!


# 2 Arrume os brinquedos antes de cada refeição



Se você tem crianças pequenas os ensine sobre organização e rotina quanto antes! Não deixe que os brinquedos se acumulem no chão ou que coisas em geral invadam todos os cômodos e fiquem lá! Depois que as crianças brincarem com os brinquedos e antes de passarem para outra coisa, certifique-se de que todos os brinquedos sejam guardados. Crie para eles pequenas rotinas, como de guardar os brinquedos antes do almoço e antes do jantar.


O mesmo vale para você e qualquer coisa que você esteja usando!

A maneira mais fácil de fazer isso é pegar um cesto de roupa suja antes de cada refeição e caminhar pela casa. Coloque na cesta tudo que não pertence a cada cômodo específico e devolva os itens para onde devem ir. Endireite os tapetes, amasse as almofadas e leve todos os pratos sujos para a cozinha enquanto estiver fazendo isso.

# 3 Limpe a mesa após cada lanche e refeição



Aqui, não me refiro apenas a lavar a louça após cada refeição! Tire alguns minutos extras para limpar também, incluindo:

  • Limpe as superfícies da cozinha enquanto cozinha

  • Limpe a mesa depois de comer

  • Varra a cozinha após cada refeição.

Com apenas alguns minutos você pode economizar muito trabalho mais tarde!


#4 Faça sua cama todos os dias



Quem não gosta de uma cama arrumada? Eu amo! Mas confesso que preciso me policiar para arrumá-la todos os dias ao acordar! Arrumar a cama é uma daquelas coisas que faço porque não gosto de vê-la bagunçada. Por isso, para facilitar a arrumação uso apenas o essencial: o lençol, um cobertor ou cobre leito, e os travesseiros. Levanto, estico o lençol, cubro com o cobre leito, coloco os travesseiros e está pronto!


# 5 Faça algumas tarefas domésticas todos os dias



Já fui de fazer faxinas do teto ao quintal em um só dia! Lembro o quanto eu ficava cansada! Hoje prefiro fazer um planejamento para as tarefas domésticas, e a cada dia eu limpo e faxino uma parte da casa, em vez de uma única sessão longa de limpeza profunda.


Este é o meu plano:

  • Ao fazer o planejamento das rotinas domesticas, eu determinei os dias que cada tarefa será realizada. Exemplo: segunda, quarta e sexta lavo as roupas. Na quinta feira limpo exclusivamente a cozinha: fogão, geladeira, armários... Sexta o restante da casa.

  • Eu fiz uma rota para garantir que cada coisa e lugar seja limpo com a frequência necessária - diária, semanal, mensal, semestral, etc.

  • Todos os dias eu faço a rotina diária de organização e limpeza da cozinha que leva em torno de 20 minutos depois do almoço.

  • Arrumo o meu quarto e o escritório todas as manhãs.

  • Lavo o banheiro duas vezes por semana, nos outros dias mantenho limpo limpando a pia e o vaso.


# 6 Delegue tarefas



Isso é uma dica de ouro! Todos em sua casa, incluindo marido e seus filhos, podem fazer sua parte para ajudá-lo em casa.


Isso vai lhe poupar tempo e é um bom conjunto de habilidades para seus filhos aprenderem e se acostumarem a ajudar. Apenas se certifique de que as tarefas sejam adequadas à idade e de que você esteja disposto a abrir mão de algum controle!


Deixe-os separar e dobrar suas próprias roupas limpas, por exemplo, e colocá-las nas gavetas. O dobramento pode não ser tão perfeito quanto o seu, mas eles têm que começar de algum lugar e ficará melhor com a prática! Ensine-os a guardar os brinquedos antes de cada refeição, para que eles aprendam sobre organização e rotina desde pequenos.


Se o seu esposo está trabalhando home office, ou pode te ajudar em um dia ou horário específico, peça-lhe a ajuda também.


# 7 Verifique o banheiro sempre que passar por ele!



Adquira o hábito de verificar o banheiro regularmente. É incrível como o banheiro pode ficar sujo, principalmente quando há crianças em casa! Você pode ter certeza de que haverá algum gotejamento ou mancha onde não deveria haver!


Cada vez que você passar pelo banheiro, dê uma rápida olhada nele. Limpe as superfícies com um lenço umedecido, pegue a toalha do chão e coloque o papel higiênico no suporte!

Assim o banheiro estará sempre apresentável, sem manchas de pasta de dente, sabonete e pior, caso alguma visita chegue de surpresa!


# 8 Lave as roupas com frequência



Descubra com que freqüência você precisa lavar uma carga de roupa e comece a fazer isso tão regularmente quanto sua casa exige. Como agora só está eu e o Ataíde em casa, costumo lavar nossas roupas na terça e na quinta. Já na sexta-feira, dia em que dou uma geral na casa, ao trocar os lençóis, toalhas de banho, de mesa, já os coloco na maquina para lavar, isso facilita muito minha vida!


UMA NOTA SOBRE MANTER A CASA ORGANIZADA DE FORMA SIMPLES


Estas rotinas domésticas simples irão certamente poupar-lhe tempo e energia e, ao mesmo tempo, manter a sua casa relativamente limpa e arrumada. No entanto, embora essas rotinas sejam eficazes em si mesmas, existem 2 outros pontos que é importante ter em mente ...


1. Uma casa limpa e arrumada é mais fácil se você tiver menos coisas - pode parecer óbvio, mas uma casa com menos coisas para mover, limpar e arrumar é mais fácil para organizar. Ainda me lembro do tempo que eu tinha tantas vasilhas e louças que tinha que guardar em caixas porque não cabiam no armário! Meu armário era tão cheio de vasilhas que de vez enquanto eu precisava tirar tudo e lavar, pois, ficavam um tempão sem serem usadas. Mas ao buscar ser mais prática e organizada, a primeira coisa que fiz foi desfazer das vasilhas e louça que não usava. Como isso foi libertador! Não preciso mais ficar lavando vasilhas e louças que não uso.


2. Não estamos buscando a perfeição aqui - Sua casa não é uma casa de "showroom". É o centro da sua vida familiar. A única maneira dela ficar perfeitamente limpo é se você não morar nela ou passar a vida inteira limpando. Mas cá entre nós, há muito mais coisas na vida para fazer do que passar a vida inteira limpando! Então limpe o suficiente, sem paranoia e isso será o suficiente!




Home I Loja Online I Livros I Curso I Facebook I Instagram


#mulheresqueedifiicam #adrianadepaula



118 visualizações

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle