• Adriana de Paula

21 Dias de Oração e Encorajamento - 12º DIA - Força para se cuidar: corpo e alma



Tema: Força para se cuidar: corpo e alma Leitura Bíblica: "Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja." Efésios 5:29

Ela é bonita por dentro! Quem já não ouviu expressões semelhantes a essa em alguma ocasião e que provavelmente te levou a imaginar o quão incompatível era o exterior com o interior? Não estou falando apenas de pessoas, o que deve ter vindo a sua mente logo ao ouvir a expressão “bonita por dentro”. Geralmente a usamos para justificar que algo com a aparência não muito agradável ou fora do padrão, do que deveria ser, está além das aparências. Por exemplo, uma torta que ao ser retirado da forma se despedaça, mas está muito saborosa, e ao servi-la tentamos convencer as pessoas que embora ela estivesse “feia” por fora, o conteúdo é bom. Mas sejamos sinceras, o ideal mesmo é que estivesse bonita e saborosa! E a frase: como você está bonita! Quem também nunca ouviu alguém recendo um elogio sobre a sua aparência, do quanto ela estava bem vestida, penteada. E a expressão completla: Bonita por fora e por dentro! Forma e conteúdo! Se referindo a alguém bela por dentro e por fora, quase chegando a perfeição!


Ouvimos essas frases o tempo todo, e nos pegamos medindo nosso grau de beleza e aparência. Na maioria das vezes não encontramos essa sintonia em nós mesmas, porque nos comparamos e acreditamos que jamais alcançaremos o padrão de beleza desejado pelas mídias, então desistimos de tudo.

Minha querida, o propósito desta reflexão é para justamente te encorajar a se cuidar- tanto da sua alma, quanto do seu corpo. Se você tem conseguido esse equilíbrio, ótimo, que Deus te ajude a permanecer cuidando do “templo do espírito”, mas se você tem fracassado por vários anos, após muitas tentativas, te convido a tentar de novo!

Para isso quero te trazer a memória uma observação do apóstolo Paulo aos irmãos e irmãs de Efésios "porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida". Efésios 5:29 Paulo escreve que Cristo cuida da igreja como uma pessoa que se ama, cuida do próprio corpo e o alimenta.

Talvez a sua dificuldade de cuidar do seu corpo seja na área da alimentação, não consegue controlar seus impulsos, suas vontades. Deus quer te ensinar a lutar contra seus impulsos. Deus quer fortalecer a sua vontade. Quem nunca ouviu a frase: "força de vontade"? A força de vontade é definida como "a capacidade de dirigir e controlar as próprias ações". Como você tem controlado as suas ações em relação a sua alimentação? Tem sido forte em meio a luta por uma dieta mais saudável, ou tem se entregado todas às vezes que parece aquela comida, ou doce preferido à sua frente? Nem sempre quando bate aquela fome no meio da tarde é, verdadeiramente, fome. Muitas vezes, é apenas uma vontade incontrolável de comer, motivada por diversos fatores, como o tédio, o estresse, a ansiedade, tristeza, frustração ou apenas a força do hábito. Uma boa dica para driblar comer sem fome é tomar um copo com água, todas às vezes que o desejo de comer vier fora de hora.


Para aquelas que vivem o oposto e tem 'problema com a comida' tenha em mente que você precisa fazer a sua parte, e Deus fará a dele, louve a Deus pelo alimento e receba-o como um presente que deve ser desfrutado e não odiado.


Receba força do Senhor para se cuidar, para demonstrar amor pelo seu corpo, pelo seu biotipo, tirar vantagem dele, investir em áreas que você sabe que é bonita. Muitas vezes focamos nossa energia em áreas que não podemos mudar e nos esquecemos de investir onde todos dizem que é bonito! Cuide-se, você é templo do espírito!


E a nossa alma, precisa de cuidados? Sim, do mesmo modo que cuidamos do corpo, devemos cuidar dela. Mas quantas vezes estamos tão abatidas, esgotadas e desanimadas? Em Salmos 6. Versículos 3 e 4: "Tem compaixão de mim, pois me sinto fraco. Dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido, e a minha alma está muito aflita. Ó Deus, quando virás me curar?", o salmista Davi nos mostra uma forma de cuidar da nossa alma nesses momentos cinzentos: ele busca forças em Deus. Primeiro ele reconhece que está fraco dizendo: “tem compaixão de mim, pois me sinto fraco”, reconhecer que não estamos bem é o primeiro passo para a cura. Depois ele pede “dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido, e a minha alma está muito aflita”, ele clama a Deus porque está com seu corpo abatido, e a sua alma aflita. Minha amada, receba forças para reconhecer e pedir. Deus te mostrará o que deve ser feito e como e, assim, te trará a cura para o corpo e a alma! Você não se sentirá mais obrigada a estar nos padrões que a moda , o mundo impõe, mas se sentirá satisfeita consigo mesma, dentro do padrão do Pai de Amor que nos deixou um lembrete em Provérbios 31.30 sobre a beleza que sempre será lembrada: “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o SENHOR Deus será elogiada.” OREMOS: Pai de Amor,

o Senhor me conhece desde o ventre da minha mãe, teceu cada célula e me criou com um biotipo específico e com uma personalidade, sei que muitas vezes não tenho forças para cuidar do meu corpo e da minha alma. Mas, neste momento como o rei Davi, reconheço que preciso da sua ajuda para trazer saúde ao meu corpo e cura para a minha alma! Mostre-me o que devo fazer e dai-me forças pra realizar! Ajude-me a me amar e me aceitar do jeito que sou, pois foi tu me criaste e eu sou perfeita em ti, me ajude Senhor a ser bonita por fora e por dentro, que meu corpo e minha alma glorifique o teu nome ! Em nome do teu filho Jesus, amém!

VERDADE PARA HOJE


Tem compaixão de mim, pois me sinto fraco. Dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido, e a minha alma está muito aflita. Ó Deus, quando virás me curar ?

Salmos 6.3-4 I NTHL


Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus.

I Cor 6:19 A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada.

Pv 31.30

RECURSOS RELACIONADOS



Querida, você não tem mais forças para se cuidar e isso tem interferido na sua autoestima e nos seus relacionamentos com o marido e filhos ? Deseja ter as forças renovadas para cuidar do seu corpo e da sua alma ? O último livro da Adriana de Paula, Vestida de Força, oferece uma mensagem de renovo e encorajamento para o seu dia a dia. Vestida de Força está disponível em nossa loja Online.

CONECTAR

Leia e conheça mais sobre a Adriana de Paula seguindo o seu instagram e facebook

REFLETIR E RESPONDER


Minha querida, você tem se comparado a outras mulheres e por isso não tem conseguido encontrar satisfação no que Deus tem dado a você ? Comece a agradecer por cada detalhe do seu corpo e da sua personalidade e use isso para a glória de Deus!

MENSAGEM EM ÁUDIO


Ouça e compartilhe o vídeo-áudio da mensagem em:



Home I Loja Online I Livros I Curso I Facebook I Instagram


#mulheresqueedifiicam #adrianadepaula

243 visualizações

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle