• Adriana de Paula

21 Dias de Oração e Encorajamento - 10º DIA - Força para Amar

Atualizado: Mai 6




Tema: Força para Amar


Leitura Bíblica: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor". (1 Cor 13.13)

Acredito que, como uma mulher mortal, em meio às flutuações hormonais, você já sentiu a reação devastadora de emoções fora de controle. Mas você certamente também já experimentou o doce deleite e o conforto de emoções positivas e piedosas. É como se você estivesse em uma montanha-russa. Hora lá em cima, hora lá embaixo. Hora vivenciando a histeria, hora vivenciando momentos de profundo deleite emocional. E um desses momentos de profundo de leite emocional é quando experimentamos o sentimento de amar em sua mais profunda essência.


Como escrevi no livro Mulheres que Edificam, chamou-me a atenção um artigo que li algum tempo atrás que dizia: “Os três pilares de um casamento bem-sucedido – o amor não é um deles”. Eu não podia acreditar no que estava diante dos meus olhos. Alguém seria capaz de excluir o amor como um dos pilares de um casamento bem-sucedido? Seria possível um casamento permanecer de pé e sobreviver às intempéries da vida sem as colunas do amor? Mas ao abrir a página percebi que tinha caído em uma meia-verdade, pois a articulista estava se referindo ao amor romântico, ao amor Eros. Aquele amor que faz palpitar o coração, que faz esfriar as mãos, que nos deixa sem ar e que leva duas pessoas ao altar do casamento, mas esse tipo de amor não é suficiente para manter um relacionamento conjugal. Nenhuma casa subsistirá apenas com esse tipo de amor. Quando as diferenças começarem a ser latentes, quando se der conta de que ‘parece’ que não foi uma boa ideia sacrificar alguns sonhos e uma carreira brilhante simplesmente para acompanhar o marido, quando se percebe que a chama do amor Eros já não brilha tão intensamente, surge o amor Philos, o amor em forma de amizade, que mantém os casais juntos, que mantém a família de pé. É com o amor ‘Philos’ que Deus também espera que amemos nosso marido e nossos filhos. Ele mesmo nos instruiu em sua palavra, descrita em Tito 2.4: “para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem o marido e os filhos...”. ‘Philos’ é o amor- amizade – um amor que aprecia, desfruta e agrada. É este amor que nos faz desejar construir uma intimidade que vai além do físico, que nos faz desejar estar com o esposo e com os filhos ou outra pessoa simplesmente pelo prazer de estar juntos. Porém, no convívio do dia a dia nem sempre queremos desfrutar da presença do marido, ou dos filhos, ou de outra pessoa depois de sermos feridas por palavras que nos machucam profundamente. Mas são nestes momentos que Deus nos ensinar e nos fortalecer a amar com o amor 'excelente' de 1 Coríntios 13. Deus quer nos ensinar e nos fortalecer para amar com o amor Ágape.


O amor Ágape é incondicional... É o amor tudo suporta... Tudo crê... Tudo espera... Tudo sofre... É o amor de Deus. É esse amor que faz com que você consiga amar incondicionalmente, apesar dos erros, das falhas e dos fracassos... É o amor Ágape que faz com que você dê sem esperar nada em troca... É esse amor que faz a gente ‘engolir um camelo’ como diz um ditado popular... Faz com que você acredite, pela milésima vez, que desta vez ele ou ela vai mudar... Faz com que você suporte a distância, as noites solitárias e mal dormidas... Faz com que você espere e acredite no trabalhar da parte de Deus... Faz com que você abra mão dos seus próprios interesses em benefício do crescimento do outro... Faz com que você conte até dez, até cem, e se ainda não der, até mil... Este é o amor com que Deus nos amou, e é com este amor que certamente devemos também amar nossos maridos e filhos.

Minha querida, Deus te veste de força emocional para amar mesmo em meio as dores emocionais, frustrações e decepções. Ainda que você se sinta sem forças e cansada para amar, não desista. A força para amar reside nas estações da dor; vive na terra da decepção. Nunca devemos nos permitir acreditar que a única demonstração de força é quando descartamos a dor da vida. É através da dor experimentada em meio aos nossos relacionamentos que a força é criada. Quando a traição vier de alguém que você ama, você aprenderá sobre um tipo de força que é forjado na mais profunda dor: a força de amar. Quando você sentir a dor da decepção por seu filho correr dos seus braços e ir para lugares perigosos e começar a andar por caminhos que você não ensinou, você conhecerá a força de amar.


OREMOS:

Pai querido,

Me coloco diante da tua santa presença pela vida desta mulher que está sendo encorajada pelo Senhor. Pai querido fortaleça o coração dela para que possa amar mesmo em meio as dores e frustrações. Senhor oro para que encha o coração dela até transbordar com o seu amor incondicional, para que então ela possa amar de forma incondicional. Em nome de Jesus. Amém.


VERDADE PARA HOJE


1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece,

não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

10 Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. 

1 Coríntios 13 1-13 I ARC

RECURSOS RELACIONADOS


Está passando por um momento em que se sente esgotada e cansada para continuar lutando pelo seu casamento ou filhos? O livro da Adriana de Paula, Mulheres que Edificam, oferece uma mensagem de encorajamento, incentivo, estratégias e direção para a construção de uma família abençoada. Mulheres que Edificam está disponível em nossa loja Online.

CONECTAR

Leia e conheça mais sobre a Adriana de Paula seguindo o seu instagram e facebook

REFLETIR E RESPONDER


Deus quer te fortalecer para amar o seu marido, filhos e as pessoas que Ele coloca no seu caminho. Como você tem feito para amá-las mesmo em meio as falhas, decepções e até mesmo frustrações, tão decorrentes nos relacionamentos interpessoais?

MENSAGEM EM ÁUDIO


Ouça e compartilhe o vídeo-áudio da mensagem em:

https://bit.ly/Devocional10Dia


Home I Loja Online I Livros I Curso I Facebook I Instagram


#mulheresqueedifiicam #adrianadepaula

200 visualizações

Sobre nós

Nossos trabalhos

Nossos livros

Quem somos

Adriana de Paula

Declaração de Missão

Visão

Propósito

Projeto MEL

Curso Mulheres que Edificam

Desafio 30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres que Edificam

30 Dias de Oração pelo Marido

30 Dias de oração pelos Filhos

Mulheres Amadas e Aceitas

por Deus

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle